Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

domingo, 31 de maio de 2015

Crianças que apresentam a "SINDROME DE ASPERGE".


Dentro dos conceitos de distúrbios de aprendizagem, encontramos a “síndrome de asperge”, crianças que apresentam sintomas leves de espectro autista.
Normalmente estas crianças conseguem conviver socialmente, se forem bem direcionadas, podem apresentar excelente um progresso, não significa que vão deixar de apresentar a síndrome, mas vão evoluir bem, aprendendo conviver socialmente.

Em muitos casos observamos que muitas destas crianças possuem uma inteligência bem desenvolvida e direcionada para determinados assuntos, assuntos específicos como, por exemplo,  matemática, musica, desenho, informática...

Neste caso os pais destas crianças precisam ficar atentos para detectar que tipo de inteligência ( talento ) seu filho tem,  podendo assim  ajudá-los aprimorar seu talento.

Características comportamentais destas crianças que apresentam autismo leve: 

  1. Distúrbio de interação social - (dificuldade de relacionamento com os colegas);
  2. Falta de comunicação; (linguagem restrita)
  3. Falta de interesse; (não se envolve com as novidades, raramente)
  4. Falta de reciprocidade emocional;
  5. Restrito nas brincadeiras de faz de conta; (pensamento mais voltado para o concreto).
Tudo isso resulta em um prejuízo qualitativo da comunicação, dificuldade de fazer amizades e manter as amizades.


Uma coisa que considero importante os pais saberem é:

1.    Saber respeitar a rotina, porque a criança que apresenta a síndrome de asperge, que é um autista em grau de desempenho leve, não tolera mudanças, mesmo porque não sabe lidar com o novo, o desconhecido.  

2.    Evitar ter moveis desnecessários para assim protegê-los de acidentes.

3.    Desenvolver bons hábitos de sono, manter horários, respeitando a hora de dormir, com luzes menos intensas e refeições leves antes de dormir.

4.    Devem sempre que possível evitar levar a criança em lugares muito movimentados, cheios de interferências e barulhos, como por exemplo shopping, supermercados, que são locais de muitos estímulos diferentes que incomodam como : Auto falantes, musicas altas, barulhos diferentes, muitas pessoas circulando tudo ao mesmo tempo.

As crianças que apresentam esta síndrome são crianças inteligentes, mas, muito sensíveis a mudanças inesperadas. Suas percepções sensoriais estão desorganizadas, consequentemente, sua reação é diferente de uma criança considerada dentro dos padrões da normalidade.

Podemos também verificar que o seu vocabulário é direcionado para o concreto, não consegue trabalhar no mundo das ideias, da fantasia. Tem muita dificuldade para questões abstratas.

 Ela normalmente se orienta muito pela visão, por isso é importante entender que se queremos ajudá-la devemos desenhar ou lhe mostrar figuras de determinadas coisas que vão ou podem acontecer, como por exemplo, se você quiser mudar de uma sala para outra e a criança desconhecer o espaço, identificar por cores diferentes, e quando quiser que ela vá para a outra sala mostrar-lhe a cor da sala. Visualmente fica mais fácil, mesmo porque ela não trabalha no abstrato mas no concreto.
 OU:

Outro exemplo é ser bem objetivo na comunicação com a criança. Tire a roupa e vamos para o banheiro tomar banho e não ( você precisa ficar limpinho então precisa tomar banho que teremos visita) é muita coisa para ela absorver, seu pensamento não absorve.
Para as famílias as vezes fica muito difícil entender e aceitar que a criança não é conceituada dentro dos padrões da normalidade, que ela apresenta uma síndrome, que ela é diferente das outras crianças.
Isso traz as vezes consequências desastrosas, quando a família não aceita este tipo de comportamento. Por isso é importante que todos entendam, que a aceitação é difícil mas não impossível quando você entende e reconhece as características do autismo, aprende a lidar com o preconceito, não tem medo de enfrentar o futuro, nem tem receios em cuidar do filho.
Quando existe o entendimento, existe aceitação, consequentemente acontece a transformação do sentimento, do comportamento. Seu filho é importante e precisa da ajuda de todos.
  

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores