Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

terça-feira, 5 de maio de 2015


Formação do Eu pessoal - ( conteúdos conscientes   mais inconscientes )

As pessoas, acreditam que são portadoras das respostas de forma consciente, mas esquecem de avaliar a interferência do inconsciente nas suas decisões. Entendem que o EU é portador de respostas conscientes, que conseguem fazer escolhas sem serem influenciados. Será ?

Não se conhecem por inteiro, acham que o que vêm e decidem, tudo tem haver com o que avaliam no momento em questão. Mas, tudo é resultado de várias coisas, do que aprenderam, do que acreditam como certo ou errado, dos valores registrados durante uma vida, mais a herança genética e arquetípica, e do  que percebem no momento.
Estes conceitos são estabelecidos pelo consciente e inconsciente.
 Como a maioria das pessoas não se conhece, não consegue estabelecer um conceito próprio real, tudo é fruto da imaginação, daquilo que registraram como certo e errado, não só do momento em questão.
Tudo que estou escrevendo tem haver com o fator emocional, o pensamento é influenciado por situações já vividas, imaginadas e registradas internamente, mais sua personalidade e tudo influência uma decisão.
 O pensamento não é autônomo como as pessoas acreditam ser, é de natureza virtual, como já afirmou Augusto Cury.
Lendo um dos seus livros, parei para pensar em como ele definia o pensamento e cheguei a conclusão que aparentemente ele está certo, não podemos tocá-lo, ele se expressa segundo o que entendemos,  e é formado por conteúdos conscientes e inconscientes.
O homem é livre para pensar, fantasiar, criar, imaginar, seu controle depende única e exclusivamente de si mesmo de si mesmo, do seu controle interno, que precisa ser ponderado, por que se assim não for,  cria para si mesmo angustias e ansiedades.

O homem torna refém dos seus próprios pensamentos.
Ninguém controla a construção do Eu pessoal, os pensamentos estão livres e soltos para expressar-se da forma que entendem, em busca da sua liberdade.  Eles são livres entre aspas, são influenciados por conceitos e preconceitos, por valores pessoais.  

Por isso é muito importante entender como se forma o pensamento, em que base estão fundamentados, quais os registros internos e emocionais envolvidos na  formação da ideia / pensamento.
Pessoas autoritárias, que dizem saber tudo, que acreditam estar com a verdade única, são pessoas que não sabem de muita coisa, apenas sabem o que vêm, não entendem o complexo da formação do pensamento e o envolvimento de vários fatores... Como fala Augusto Cury no seu livro Ansiedade:

“seus pensamentos estão contaminados e distorcidos por nossa cultura personalidade (quem sou),  pela emoção (como estou) pelo ambiente social (onde estou) e pela motivação ( qual a minha intenção). Não há interpretações puras.”
Pense nisso!!!
Falando com o coração - Maio / 2015

2 comentários:

  1. Parabéns pelas postagens! são ótimas bem informativas e expontâneas uma leitura gratificante de se acompanhar.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!! faço o possível e o impossível para compreender o ser humano, e registrar o que acredito ser certo, como percebi e o que entendi de cada coisa, as vezes não acerto, mas, sou humana, procura falar daquilo que vem de dentro do meu coração. Faço o possível e o impossível para acertar...

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores